e-SIC

Secretaria de Educação


A Secretaria de Educação Municipal é responsável por coordenar e implementar políticas educacionais voltadas para o ensino fundamental, médio e outras modalidades de educação no âmbito local. Sua missão vai desde garantir o acesso à educação de qualidade até promover a formação integral dos estudantes e o desenvolvimento da comunidade educacional como um todo.

Funções Principais:

  1. Gestão Escolar: A Secretaria administra as escolas municipais, garantindo o adequado funcionamento das instituições de ensino, a qualidade do corpo docente, a infraestrutura escolar e o fornecimento de materiais didáticos necessários.

  2. Currículo e Avaliação: Ela desenvolve e implementa o currículo escolar, alinhado com as diretrizes nacionais e estaduais, e promove avaliações para monitorar o desempenho dos alunos e das escolas.

  3. Formação de Professores: A secretaria investe na formação continuada dos professores, oferecendo cursos, capacitações e recursos para atualização pedagógica e aprimoramento profissional.

  4. Inclusão e Acessibilidade: Ela promove a inclusão de alunos com necessidades especiais e a acessibilidade nas escolas, garantindo que todos os estudantes tenham acesso igualitário à educação.

Importância para o Município:

  1. Desenvolvimento Humano: A Secretaria de Educação contribui para o desenvolvimento humano ao promover o acesso à educação de qualidade, capacitando indivíduos para uma vida produtiva, cidadã e plena.

  2. Cidadania e Participação: Ela fortalece a cidadania e a participação democrática ao proporcionar educação cívica e formação de valores éticos, preparando os estudantes para o exercício pleno da cidadania.

  3. Desenvolvimento Econômico: A oferta de uma educação de qualidade impulsiona o desenvolvimento econômico local ao formar uma mão de obra qualificada, capaz de atender às demandas do mercado de trabalho e contribuir para a inovação e o progresso.

  4. Redução das Desigualdades Sociais: Ao garantir o acesso igualitário à educação, a secretaria contribui para reduzir as desigualdades sociais e promover a inclusão social, possibilitando que todos os cidadãos tenham oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Em resumo, a Secretaria de Educação Municipal desempenha um papel fundamental na promoção do desenvolvimento humano, social e econômico do município, ao garantir o acesso à educação de qualidade para todos os cidadãos, preparando-os para enfrentar os desafios do presente e do futuro com sucesso e resiliência.

 

 

 

 

Membros


Em breve.

Orgãos Vinculados à Secretaria de Educação


    Em breve.

Estrutura Organizacional


Em breve.

Nossas Publicações


Edital 03/2024

25/03/2024 14:37:23

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIVINO DE SÃO LOURENÇO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

 

Todas Notícias de Secretaria de Educação